FUNDETEC

A FÁBRICA

O que é?

 É o resultado de uma parceria entre a FUNDETEC e a EMBRATEC, com o apoio do SEBRAE-MG Regional Norte e a Prefeitura Municipal de Montes Claros tendo como parceiros todos os membros do Ecossistema de Inovação do Norte de Minas, é um espaço colaborativo de fomento à inovação e ao empreendedorismo. É um ambiente fértil para o desenvolvimento de novos modelos de negócios.

Introdução

A FUNDETEC – Fundação de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação do Norte de Minas e o serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE – MG Regional Norte, coordenam o grupo “Ecossistema  de Inovação do Norte de Minas”, que é constituído por representantes das Instituições de Ensino Superior da Região, Comunidade de Startups MinasUP, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior-SEDECTES, Prefeitura de Montes Claros, Associação Comercial e Industrial de Montes Claros – ACI, Federação das Industrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG Regional Norte, Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros – CDL, Conselho de Desenvolvimento. de Montes Claros – CODEMC, Grupo de Investidores e a  Agência de Desenvolvimento do Norte de Minas – ADENORMG. Todo o trabalho objetiva desenvolver e fortalecer os negócios digitais (startups digitais e empresas de base tecnológicas) a partir do fomento ao empreendedorismo e da profissionalização da gestão de seus empreendimentos por meio de ações de capacitação, inovação e mercado na Regional Norte.

Além das agendas do SEBRAE e FUNDETEC, o grupo desenvolveu sua própria agenda de capacitação e troca de informações, ampliando a iniciativa para as microrregiões de Pirapora, Janaúba, Januária, Bocaiúva, Espinosa e Salinas além da participação de editais e programas de aceleração em Belo Horizonte,  São Paulo, Florianópolis com êxito em alguns produtos desenvolvidos, alcançando escala nacional.

O projeto Ecossistema comtempla um cadastro contendo potenciais empreendedores, potenciais empresários, empreendedores individuais e micro e pequenas empresas da Regional Norte que atuam no desenvolvimento de soluções inovadoras.

As aceleradoras existem no mundo há relativamente pouco tempo. No Brasil, este fenômeno é ainda mais recente. O objetivo de uma aceleradora, como o nome indica, é levar uma empresa do estágio que ela está a um bem mais avançado em muito pouco tempo.