FUNDETEC

Principais Ações

Desenvolvimento do Ecossistema de Inovação Norte Valley

(Parceria Sebrae, Fundetec, SENAI, Fadenor, Sociedade Rural Montes Claros, CDL Montes Claros, ACI, CODEMC, FIEMG, FADETEC, ADENOR, Sindicato Rural Montes Claros, Unimontes, FUNORTE, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Montes Claros, UFMG, Faculdades ProMinas, FAVAG, FASI, Uniube, FCO, CTIT, UNIFIPMoc, NIIT, NIT Unimontes, NT, Aptans, SICOOB, TecNutri, VERDEAR Ambiental, ÁGGAPE, ContaPay, Banco do Nordeste, Vallée, SAGA Medição, Inemontes, A Fábrica, Makerspace, MinasUp, Núcleo de Empreendedorismo Universitário, Centro de Estudos em Energias Renováveis, Idene, Prefeitura de Montes Claros, Sala Mineira do Empreendedor Montes Claros, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, BIOMOC, PLAYCOM, iCULTURE, eCommerce - net, Consultoria MFC, Promoburn, Social Place, BANKFY, Foco Marketing, Projetta Soluções Empresariais, Adweb, Kentro, Espiral, BraSign, Novo Nordisk, Queiroz Design Gráfico, Uaicode, Cuidar Autismo, Quero Publicidade, Camaleão Design Studio, dentre outras.)
Público Alvo/Usuário Final:
Potenciais empreendedores, potenciais empresários, empreendedores Individuais e micro e pequenas empresas da Regional Norte que atuam no desenvolvimento de soluções inovadoras
Objetivo Geral:
Desenvolver e fortalecer os negócios digitais (startups digitais e empresas de base tecnológicas) a partir do fomento ao empreendedorismo e da profissionalização da gestão de seus empreendimentos por meio de ações de capacitação, inovação e mercado na Regional Norte.
As seguintes áreas prioritárias foram definidas: Saúde, Tecnologia da Informação e Automação, Biotecnologia e Agropecuária.

Instalação da Aceleradora “A FÁBRICA”

Com o apoio do Sebrae – Regional Norte e Prefeitura Municipal de Montes Claros e parceria com a empresa Aptans, realizamos a instalação e efetivação da única aceleradora do Norte de Minas para atender toda a região, fazendo captação de novas Startups e lançamento de vários editais através da aceleradora;

Projetos definidos nos Seminários Temáticos realizados em 2011 e 2012

A busca de gramíneas e leguminosas tolerantes à seca, capazes de proporcionar uma perenização dos pastos da região semiárida brasileira, e dar sustentação ao crescimento dos rebanhos, tem sido um sonho permanente acalentado pelos pecuaristas da região. A inexistência de programas que permitam de forma planejada e permanente, desenvolver projetos de pesquisas inovadores, para exploração desses 98 milhões de ha do semiárido, é que levou as entidades promotoras a buscar soluções duradouras através das discussões realizadas inicialmente nos seminários temáticos realizados em 2011 e 2012, com as presenças de pecuaristas, lideranças ruralistas, técnicos, pesquisadores, extensionistas, representantes de Universidades e órgãos de pesquisas. Os projetos foram revisados e atualizados em no ano de 2017, e estão sendo implementados pela FUNDETEC – Fundação para o Desenvolvimento Cientifico, Tecnológico e Inovação do Norte de Minas, em parceria com a EPAMIG, EMBRAPA, UFMG, UNIMONTES, Sindicato Rural e Sociedade Rural. A seguir relação dos projetos:
a) Integração lavoura-pecuária e plantio direto no semiárido mineiro;
b) Obtenção de recursos genéticos de forrageiras para melhoramento visando a tolerância à seca no Norte de Minas;
c) Leguminosas do semiárido mineiro: reconhecimento e seleção das espécies nativas com potencial forrageiro;
d) Manejo do Sorgo com Forrageiras para IMPL.

Gestão de projetos

Gestão dos Projetos: “Pesquisa de avaliação do potencial silageiro/duplo propósito de variedades e híbridos de milheto”; “Desenvolvimento de linhagens microbianas melhoradas para inoculação de plantas em condições de stress abiótico”;” Seleção de forrageiras do gênero “urochloa” para o norte de Minas Gerais”

Importação de Gramíneas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos

Projeto Iniciado em 2017 e tem como objetivo Impulsionar o melhoramento genético do capim-buffel (Cenchrus ciliaris) por meio do intercâmbio de germoplasma, avaliação e seleção de genótipos mais adaptados ao Norte de Minas Gerais.

Participação na Organização e fomento de diversos projetos e eventos tecnológicos realizados no Norte de Minas

Participação nos vários Grupos de trabalhos tendo como foco capitação de recursos e gestão de projetos. Participação na organização de diversos eventos inclusive com apoio financeiro. Desenvolvimento de projetos sob demanda da Empresas localizadas no Norte de Minas.

Desenvolvimento de Cursos

Elaboração e execução de cursos de programação gratuitos para jovens. O projeto do curso teve seu início em outubro de 2022 e formação de novas turmas com 30(trinta) alunos, a partir do semestre seguinte. Além de cursos de programação a fundação tem possibilitado através do Centro de Estudos em Energias Renováveis cursos de capacitação em instalação fotovoltaica.

Apoio a empresas da área de tecnologia

Acompanhamento e apoio a de 30(trinta) empresas da área tecnológica que geram aproximadamente 150(cento e cinquênta) empregos diretos. Destacamos a Empresa Advogar WEB e a Startup Promoburn que foi selecionada e participou do Startup Summit em Portugal e convidada para participar no Startup Summit 2023 em Florianópolis.

Energias Renováveis

O Centro de Estudos em Energias Renováveis é resultado de uma parceria da Fundação de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação do Norte de Minas (FUNDETEC) com a Agência de Desenvolvimento Tecnológico do Norte de Minas (ADENOR) realizado através de recursos da Emenda Parlamentar do Deputado Estadual Gil Pereira. Os principais focos do Centro de Estudo em Energias Renováveis é reunir e compartilhar melhores práticas, desenvolver pesquisas, promover a inovação, realizar cursos de capacitação e treinamentos.