FUNDETEC

Principais Ações

Desenvolvimento do Ecossistema de Inovação Norte Valley

(Parceria Sebrae, Fundetec, SENAI, Fadenor, Sociedade Rural Montes Claros, CDL Montes Claros, ACI, CODEMC, FIEMG, FADETEC, ADENOR, Sindicato Rural Montes Claros, Unimontes, FUNORTE, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Montes Claros, UFMG, Faculdades ProMinas, FAVAG, FASI, Uniube, FCO, CTIT, UNIFIPMoc, NIIT, NIT Unimontes, NT, Aptans, SICOOB, TecNutri, VERDEAR Ambiental, ÁGGAPE, ContaPay, Banco do Nordeste, Vallée, SAGA Medição, Inemontes, A Fábrica, Makerspace, MinasUp, Núcleo de Empreendedorismo Universitário, Centro de Estudos em Energias Renováveis, Idene, Prefeitura de Montes Claros, Sala Mineira do Empreendedor Montes Claros, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, BIOMOC, PLAYCOM, iCULTURE, eCommerce - net, Consultoria MFC, Promoburn, Social Place, BANKFY, Foco Marketing, Projetta Soluções Empresariais, Adweb, Kentro, Espiral, BraSign, Novo Nordisk, Queiroz Design Gráfico, Uaicode, Cuidar Autismo, Quero Publicidade, Camaleão Design Studio, dentre outras.)
Público Alvo/Usuário Final:
Potenciais empreendedores, potenciais empresários, empreendedores Individuais e micro e pequenas empresas da Regional Norte que atuam no desenvolvimento de soluções inovadoras
Objetivo Geral:
Desenvolver e fortalecer os negócios digitais (startups digitais e empresas de base tecnológicas) a partir do fomento ao empreendedorismo e da profissionalização da gestão de seus empreendimentos por meio de ações de capacitação, inovação e mercado na Regional Norte.
As seguintes áreas prioritárias foram definidas: Saúde, Tecnologia da Informação e Automação, Biotecnologia e Agropecuária.

Consolidação da aceleradora “A FÁBRICA"

Em parceria com a empresa APTANS, com a captação e aceleração de novas startups, desenvolvimento de projetos nas áreas de software, lançamento e participação em vários editais.

Projetos definidos nos Seminários Temáticos realizados em 2011 e 2012

A busca de gramíneas e leguminosas tolerantes à seca, capazes de proporcionar uma perenização dos pastos da região semiárida brasileira, e dar sustentação ao crescimento dos rebanhos, tem sido um sonho permanente acalentado pelos pecuaristas da região. A inexistência de programas que permitam de forma planejada e permanente, desenvolver projetos de pesquisas inovadores, para exploração desses 98 milhões de ha do semiárido, é que levou as entidades promotoras a buscar soluções duradouras através das discussões realizadas inicialmente nos seminários temáticos realizados em 2011 e 2012, com as presenças de pecuaristas, lideranças ruralistas, técnicos, pesquisadores, extensionistas, representantes de Universidades e órgãos de pesquisas. Os projetos foram revisados e atualizados em no ano de 2017, e estão sendo implementados pela FUNDETEC – Fundação para o Desenvolvimento Cientifico, Tecnológico e Inovação do Norte de Minas, em parceria com a EPAMIG, EMBRAPA, UFMG, UNIMONTES, Sindicato Rural e Sociedade Rural. A seguir relação dos projetos:
a) Integração lavoura-pecuária e plantio direto no semiárido mineiro;
b) Obtenção de recursos genéticos de forrageiras para melhoramento visando a tolerância à seca no Norte de Minas;
c) Leguminosas do semiárido mineiro: reconhecimento e seleção das espécies nativas com potencial forrageiro;
d) Manejo do Sorgo com Forrageiras para IMPL.

Gestão de projetos científicos no Norte de Minas

Em destaque os projetos das seguintes instituições: Barenbrug, Sementes Adriana, CopperCrop, Stoller, Associação Bico da Pedra, Projeto de Extensão do Leite - Qualidade do Leite com a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais LTDA e Idema Norte.

Coordenação e participação em parceria com o Sebrae

A FUNDETEC participa formalmente de eventos como o Minas Solar, Encontro de Oportunidades de Energia Solar, ALI SUMMIT RECIFE, STARTUP SUMMIT EM FLORIANÓPOLIS, CINTECS, Expomontes (Fazenda Digital) e FENICS (Espaço Inovação) promovidos pelo SEBRAE-MG Regional Norte, que estão relacionados com o empreendedorismo inovador.

Importação de Gramíneas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos

Projeto Iniciado em 2017 e tem como objetivo Impulsionar o melhoramento genético do capim-buffel (Cenchrus ciliaris) por meio do intercâmbio de germoplasma, avaliação e seleção de genótipos mais adaptados ao Norte de Minas Gerais. Em 2024, serão selecionados 40 (quarenta) exemplares dos 800 (oitocentos) recebidos dos Estados Unidos.

Submissão do Projeto para a Seleção Pública 2023.2 do Programa Petrobras Socioambiental

Os projetos selecionados serão direcionados para áreas próximas às operações da Petrobras e/ou abordarão temáticas prioritárias para o negócio, enquadradas nas linhas de atuação de Educação e Desenvolvimento Econômico. Este projeto específico, intitulado "Mudas de Macaúbas", é submetido com a participação do pesquisador Willian James e será gerido pela FUNDETEC.

Apoio e Acompanhamento Contínuo a Empresas Tecnológicas

Continuidade no acompanhamento e apoio de 45 (quarenta e cinco) empresas da área tecnológica participantes do Ecossistema de Inovação Norte Valley, com aproximadamente 200 (duzentos) empregos diretos. Destaques para as seguintes empresas: Empresa Advogar WEB, Aptans e Kentro

Credenciamento SEBRAE Nacional e Convênio ACELEN/FUNDETEC

A empresa foi credenciada no Edital nº NA20230001 do SEBRAE Nacional nas seguintes subáreas: Aceleradoras de empresas, Desenvolvimento de Sistemas, Inovação, Comportamento Empreendedor, Habitats de Inovação, Design Gráfico, Gestão de Ecossistemas de Inovação e Plataformas Digitais, Gestão de Projetos de PD&I, Startup, Inovação Aberta, Design Digital, Prospecção Tecnológica e Inovação Tecnológica. Essas subáreas são de conhecimento e natureza, e a empresa tornou-se integrante do Cadastro de Pessoas Jurídicas Prestadoras de Serviços de Instrutoria e/ou Consultoria do SEBRAE/NA.

Aprovação de Projeto de Energia Verde & Amarela

Submissão e classificação de dois projetos ao BNB para apoio financeiro com recursos não reembolsáveis a instituições públicas e privadas sem fins lucrativos que apresentem soluções voltadas para as cadeias produtivas de fontes renováveis de energia, em especial a do Hidrogênio Verde, contribuindo para tornar a economia regional mais sustentável. Os projetos submetidos foram: Energia Verde & Amarela e O sol nasce para todos. O projeto Energia Verde & Amarela foi aprovado. E o projeto O sol nasce para todos será submetido a outros Editais, inclusive o Edital da Fapemig.

Conclusão dos cursos de programação

Conclusão em dezembro de 2023 dos cursos de programação gratuito para jovens. Curso iniciado em outubro de 2022 (40 alunos) e a segunda turma em abril de 2023 (20 alunos). A FUNDETEC está fomentando novas parcerias com vistas a formação de novas turmas e uma maior abrangência.

Aceleração das equipes premiadas do Startup Weekend

Aceleração e acompanhamento em 2024 das equipes premiadas do Startup Weekend que ocorreu de 08 a 10 de dezembro de 2023 com o apoio da FUNDETEC e SEBRAE – Regional Norte.

Apoio e articulação na criação de uma Lei Municipal de Inovação

A Lei de Inovação visa fomentar a compreensão ampla da legislação em vigor e promover a transparência no processo de elaboração e implementação das normativas. Além disso, busca colher contribuições valiosas da comunidade para aprimorar a eficácia das políticas de inovação, estimulando parcerias estratégicas que impulsionem o desenvolvimento tecnológico e a competitividade no cenário nacional.

Apoio a empresas da área de tecnologia

Acompanhamento e apoio a de 30(trinta) empresas da área tecnológica que geram aproximadamente 150(cento e cinquênta) empregos diretos. Destacamos a Empresa Advogar WEB e a Startup Promoburn que foi selecionada e participou do Startup Summit em Portugal e convidada para participar no Startup Summit 2023 em Florianópolis.

Energias Renováveis

O Centro de Estudos em Energias Renováveis é resultado de uma parceria da Fundação de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação do Norte de Minas (FUNDETEC) com a Agência de Desenvolvimento Tecnológico do Norte de Minas (ADENOR) realizado através de recursos da Emenda Parlamentar do Deputado Estadual Gil Pereira. Os principais focos do Centro de Estudo em Energias Renováveis é reunir e compartilhar melhores práticas, desenvolver pesquisas, promover a inovação, realizar cursos de capacitação e treinamentos.

Plataforma Aptans Meet

Sistema utilizando softwares livres para salas de aulas virtuais, videoconferências e com custos inferiores aos praticados pelo mercado. Produto validado e disponível no mercado.